Omã anuncia Ministro da Cultura como novo sultão

11/01/2020

Anúncio foi feito poucas horas depois da morte de Qaboos bin Said Al Said, que liderou a Monarquia por 50 anos e não deixou herdeiros.

 

HAITHAM BIN TARIQ AL SAID, O NOVO SULTÃO DE OMÃ (©PHOTO HO/OMAN TV/AFP)

 

O Omã tem um novo Sultão: Haitham bin Tariq Al Said, primo e ministro de Sua Majestade o Sultão Qaboos I, que no último dia 10 faleceu sem deixar herdeiros. Qaboos morreu aos 79 anos de idade em decorrência de uma enfermidade que não foi divulgada pelo Palácio Real.

 

O anúncio foi feito pela TV estatal, pondo fim a especulações que envolviam a sucessão do Trono. Qaboos I, afinal, não havia deixado herdeiros nem indicado publicamente o seu sucessor, o que gerou um certo clima de incerteza no país.

 

Como se deu a escolha do novo sultão?

 

Segundo artigo introduzido em 1996 na Constituição de Omã (art. 6), a sucessão seria a princípio definida a partir da própria Família Real, que formaria um conselho e escolheria um nome dentro de três dias após o falecimento de Qaboos. Caso o conselho não chegasse ao consenso acerca de um nome, uma carta escrita pelo Sultão com a indicação de seu sucessor seria então aberta na presença do Conselho de Defesa, militares e demais autoridades de alto escalão do país.

 

O FALECIDO SULTÃO DE OMÃ, QABOOS BIN SAID AL-SAID (ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/©REUTERS)

 

Qaboos escreveu dois nomes em ordem de preferência em 1997, que estavam em dois envelopes guardados em locais diferentes de Omã. O complexo processo de sucessão foi simplificado por decisão do Conselho de Defesa do país, que para evitar uma disputa pelo Trono, se antecipou à Família Real e decidiu abrir o envelope em uma cerimônia que foi transmitida pela televisão e que revelou publicamente o nome de Haitham bin Tariq.

 

Nesse sábado (11), o novo sultão foi entronizado. O monarca prometeu, em comunicado televisionado, seguir uma política de continuidade em relação a seu antecessor. Em matéria de relações internacionais, isso significa seguir a política diplomática de neutralidade de Qaboos, que se baseava - como o novo Sultão declarou - na "coexistência pacífica de países e no princípio da não-interferência".

 

Quem é Haitham bin Tariq Al Said?

 

O NOVO SULTÃO DO OMÃ EM JURAMENTO APÓS O ANÚNCIO DE SUA NOMEAÇÃO (©REUTERS)

 

Haitham é filho de Sayyid Tariq bin Taimur Al Said, tio de Qaboos I e atual Vice-Primeiro Ministro das Relações e Assuntos de Cooperação Internacional do Sultanato de Omã. Diplomata de carreira e formado em Oxford, o novo sultão atuava desde 1986 no Ministério das Relações Internacionais, tendo sido subsecretário de assuntos políticos do Ministério e seu Secretário Geral. Mais recentemente, ocupava no governo o posto de Ministro do Patrimônio Nacional e Cultura, ajudando a projetar a influência do país no exterior.

 

Sobre o Omã

 

O Omã, oficialmente "Sultanato de Omã", é uma das 5 monarquias absolutistas existentes no mundo. Foi um protetorado britânico de 1891 a 1971 e se localiza na ponta sudeste da Península Arábica.

 

COM INFORMAÇÕES DAS AGÊNCIAS ASSOCIATED PRESSEFE 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

NOTÍCIAS + POPULARES
Please reload

NOTÍCIAS + RECENTES
Please reload

 /DIGASIMAMONARQUIA              /SIMAMONARQUIA             /DIGASIMAMONARQUIA