Príncipe Consorte da Dinamarca morre aos 83 anos de idade

14/02/2018

Marido da Rainha Margrethe II, Henrik da Dinamarca estava internado desde janeiro para examinar um tumor e tratar uma infecção pulmonar.

 

A RAINHA MARGARIDA II DA DINAMARCA AO LADO DE SEU FALECIDO MARIDO, O PRÍNCIPE HENRIK (JACOB JØRGENSEN/©KONGEHUSET)

 

O Príncipe Consorte da Dinamarca, Henrik da Dinamarca, marido da Rainha Margrethe II, morreu na noite desta terça-feira (13) aos 83 anos, informou a Casa Real.

 

“Sua Alteza Real, o Príncipe Henrik, morreu nesta terça, 13 de fevereiro, às 23h18 (horário local), no Palácio de Fredensborg”, disse o Palácio na curta nota, acrescentando a informação de que o Príncipe esteve acompanhado o tempo todo de Sua Majestade a Rainha e seus dois filhos, os Príncipes Frederik e Joachim da Dinamarca.

 

O estado de saúde de Henrik, que se encontrava hospitalizado desde o final do mês de janeiro, havia piorado na última sexta-feira, dia 9. Levado para casa para "viver seus últimos momentos", o Príncipe havia sido transferido nesta terça (13) do Rigshospitalet para o Palácio de Fredensborg, residência real situada a cerca de 40 quilômetros ao norte da capital dinamarquesa.

 

A decisão obedeceu a um desejo do próprio Príncipe, afirmou a Casa Real, que divulgou na madrugada desta quarta-feira (14) seu falecimento. A causa da morte não foi oficialmente informada.

 

No último dia 28, Henrik foi internado para examinar um tumor no pulmão esquerdo, identificado como benigno, e tratar uma infecção pulmonar. Em setembro, a Casa Real dinamarquesa havia anunciado que o Príncipe Consorte sofria de "demência", uma das formas frequentes do mal de Alzheimer.

 

De acordo com seus desejos, ao invés de ser enterrado em um sarcófago preparado para Sua Alteza e esposa na Catedral Roskilde, o corpo de Henrik será cremado e metade de suas cinzas serão lançadas em águas dinamarquesas, sendo a outra metade enterrada no jardim do Castelo de Fredensborg.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

NOTÍCIAS + POPULARES
Please reload

NOTÍCIAS + RECENTES
Please reload

 /DIGASIMAMONARQUIA              /SIMAMONARQUIA             /DIGASIMAMONARQUIA