Romênia, em luto, despede-se do Rei Miguel

16/12/2017

Último monarca romeno, Miguel I morreu aos 96 anos de idade, no último dia 5. Funeral, celebrado neste sábado (16), contou com a presença de dezenas de milhares de romenos, além de membros da realeza internacional. Veja imagens.

 

 

Vários representantes das famílias reais europeias, dentre eles os Reis eméritos da Espanha, Juan Carlos I e Sofia, e o Príncipe Charles do Reino Unido assistiram, neste sábado (16), na Romênia, o funeral do Rei Miguel I, falecido no último dia 5, na Suíça, aos 96 anos, após um longo período de enfermidade.

 

Acompanhado por dezenas de milhares de romenos, que saíram às ruas de Bucareste para prestar reverência e se despedir de Sua Majestade, o funeral foi celebrado com honras de Chefe de Estado e transmitido pela TV, atraindo atenção de todos os romenos.

 

DA ESQUERDA PARA A DIREITA, NA PLATEIA, À FRENTE, O PRÍNCIPE CHARLES DO REINO UNIDO, OS REIS EMÉRITOS JUAN CARLOS I E SOFIA DA ESPANHA, O GRÃO-DUQUE

HENRI DE LUXEMBURGO E OS REIS CARL XVI GUSTAF E SILVIA DA SUÉCIA (REPRODUÇÃO/GETTY IMAGES)

 

Cortejo Real

 

Após uma breve missa privada no Salão do Trono do Palácio Real da capital romena, onde, desde a declaração de luto, no último dia 14, 30 mil romenos passaram para se despedir do Rei, o caixão com os restos mortais foi levado para a praça externa do edifício, onde se realizou uma cerimônia militar e religiosa.

 

 

Nas ruas, inúmeras pessoas gritavam "Rei Miguel" diante da passagem do cortejo, liderado por um sacerdote ortodoxo e uma guarda de honra. Igrejas de Bucareste tocaram seus sinos e pessoas em luto, muitas aos prantos, jogavam flores brancas durante a passagem do caixão.

 

A procissão fúnebre seguiu lentamente até a Catedral do Patriarcado, onde aconteceu o funeral de Estado, celebrado pelo rito ortodoxo.

 

 

Na Praça da Revolução em Bucareste, uma homenagem singela foi prestada ao monarca. Os presentes deram as costas simbolicamente ao balcão de onde o ditador comunista Nicolae Ceausescu fez seu último discurso, em dezembro de 1989. Os comunistas obrigaram o Rei Miguel a abdicar em 1947, após 10 anos de reinado.

 

 

No fim da cerimônia, a Família Real e seus convidados seguiram de trem até Curtea de Arges, uma das cidades mais antigas do país, a 155 quilômetros de Bucareste.

 

Na Nova Catedral Ortodoxa da cidade, foi celebrada outra missa e o enterro aconteceu no mausoléu real, onde também está sepultada Anne de Bourbon-Parma, esposa do Rei Miguel.

 

Miguel I, que tinha câncer, se retirou em março de 2016 da vida pública e entregou os seus deveres a sua filha mais velha, a Princesa Margarida (ao lado), de 68 anos.

 

Nascido em 25 de outubro de 1921 em Sinaia (120 quilômetros ao norte de Bucareste), reinou em dois períodos: de 1927 a 1930 e de 1940 a 1947. Em agosto de 1944, quando a Romênia estava ao lado da Alemanha nazista, prendeu o marechal Ion Antonescu, que havia instaurado a ditadura, e colocou o país junto aos Aliados.

 

Três anos depois, foi obrigado a abdicar e a se exilar por ordem do partido comunista, então no poder.

 

Refugiado no Reino Unido e depois na Suíça, o ex-monarca esperou durante muito tempo para poder voltar ao país natal. Com a queda de Ceausescu no fim de 1989, Miguel I tentou em várias ocasiões voltar a Romênia, mas obteve uma resposta negativa do novo presidente, Ion Iliescu, ligado aos comunistas.

 

Em 2002, com os social-democratas no poder, instalou-se em Bucareste, onde levou uma vida discreta. Mas em 2016, devido à doença, voltou à Suíça para tratar o câncer.

 

Descendente da dinastia dos Hohenzoller-Sigmarignen e trineto da rainha Vitoria do Reino Unido, o Rei Miguel era também tetraneto do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Leopoldina do Brasil, sendo trineto da filha mais velha do Casal Imperial, a Rainha Dona Maria II de Portugal, e, portanto, primo em quarto grau do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil.

 

COM INFORMAÇÕES DAS AGÊNCIAS AFP, EFE, REUTERS E PORTAL TERRA

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

NOTÍCIAS + POPULARES
Please reload

NOTÍCIAS + RECENTES
Please reload

 /DIGASIMAMONARQUIA              /SIMAMONARQUIA             /DIGASIMAMONARQUIA