Rainha Elizabeth deixa confinamento para homenagear idoso que arrecadou doações

Aos 100 anos de idade, Tom Moore conseguiu o feito de arrecadar R$ 215 milhões para o combate à pandemia de Covid-19 e foi condecorado Cavaleiro da Ordem do Império Britânico.

A Rainha Elizabeth condecorando o Capitão Tom Moore (Chris Jackson/©Getty Pool/Via AP)

A Rainha Elizabeth II, que tem 94 anos, deixou no último dia 17 o confinamento a que estava submetida – devido à atual pandemia da Covid-19 – para transformar em “Sir” o veterano de guerra Tom Moore, de 100 anos de idade.


Moore ficou famoso no Reino Unido em abril, quando, às vésperas do seu centenário, prometeu dar cem voltas no jardim de sua casa – que tem cerca de 25 metros – caso os britânicos doassem dinheiro para ajudar o NHS, o sistema público de saúde do país, no combate à pandemia.


Com a ajuda de um andador, o veterano capitão conseguiu cumprir a promessa e arrecadar mais de 32 milhões de libras (cerca de R$ 215 milhões) em doações.

A Rainha Elizabeth II e o Capitão Sir Tom Moore (Reprodução/©Getty Images | Vickie Flores/©EPA-EFE/Shutterstock)

Moore se tornou um símbolo de esperança em meio à pandemia no Reino Unido. Em maio, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já havia anunciado que o idoso receberia o título de cavalheiro. 


Segundo a rede BBC, a cerimônia para sagrar Moore cavaleiro, nos jardins do Castelo de Windsor, foi o primeiro evento oficial ao qual a Rainha participou desde que a pandemia começou.

Por conta da pandemia, todas as cerimônias de entrega de títulos foram adiadas até o fim da crise sanitária, particularmente devido à idade avançada da Rainha, que concede as homenagens. Sua Majestade não tem participado de eventos oficiais, mas quis abrir uma exceção para Moore. 

Sorridente, Elizabeth II fez o tradicional gesto de erguer uma espada e encostá-la nos dois ombros de Moore, o sagrando oficialmente como cavaleiro.


"Muito obrigado. Que quantia incrível de dinheiro você conseguiu!", disse Sua Majestade a Moore, que compareceu à cerimônia acompanhado da filha, genro e dois netos.


A Rainha Elizabeth cumprimentando o veterano de guerra e sua família (Chris Jackson/©Getty Pool/Via AP)

Com informações do Diário de Pernambuco, G1 e O Antagonista

Banner wallpaper bandeira imperial.png

Todos os direitos reservados © Diga Sim à Monarquia - 2014-2020