Dom Rafael envia mensagem aos brasileiros nos 200 anos do Dia do Fico

Abrindo oficialmente as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, Dom Rafael falou sobre o emblemático episódio e, inspirado pelo exemplo de seu pentavô, Dom Pedro I, transmitiu uma mensagem de valor, coragem e união aos brasileiros.


Sua Alteza Real o Príncipe Dom Rafael de Orleans e Bragança (Divulgação/©Pró Monarquia)


Há exatos 200 anos, acontecia, no Rio de Janeiro, o Dia do Fico. A data é um dos marcos do processo de libertação política do Brasil e representa um dos momentos de demonstração pública da adesão de Dom Pedro I à causa brasileira.


Em 9 de janeiro de 1822, o então Príncipe Regente Dom Pedro de Alcântara recebeu uma carta das cortes liberais portuguesas exigindo seu retorno a Lisboa. Desde a Revolução do Porto, os portugueses buscavam reaver sua posição de domínio no quadro político do Império Português.


Menos de um ano antes, haviam conseguido fazer com que o Rei Dom João VI regressasse a Lisboa, sob a ameaça de tirar-lhe o Trono.


Observando uma conjuntura desfavorável ao Brasil, que tanto amava, e à casa de Bragança, a que pertencia, aprouve a Dom João deixar aqui seu filho, o Príncipe Dom Pedro de Alcântara, na condição de Príncipe Regente.


Ocorre que a Portugal não agradava deixar o Brasil na condição de sede do Reino Unido, com todos os privilégios que isso implicava. Assim, desejaram reaver sua posição, e, fragilizados pela presença de um Príncipe de Bragança no Brasil, ameaçaram retirar do Brasil direitos adquiridos, caso Dom Pedro não retornasse a Lisboa.


Os brasileiros se revoltaram. Como reação ao despotismo das cortes — e buscando o apoio de Dom Pedro —, políticos brasileiros entregaram ao regente uma lista com aproximadamente 8 mil assinaturas solicitando sua permanência no Brasil.


O Príncipe, revoltado com a afronta das cortes liberais e tocado pela demonstração de apoio dos brasileiros, se colocou em favor da causa brasileira: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". E chegando às varandas do Paço Imperial (então Paço Real), complementou: “Agora, só tenho a recomendar-vos união e tranquilidade”.


Inspirado na valorosa figura de seu indômito antepassado, o Imperador Dom Pedro I, e abrindo oficialmente as comemorações do Bicentenário, S.A.R. o Príncipe Dom Rafael de Orleans e Bragança gravou em vídeo uma mensagem de valor, coragem e união aos brasileiros, recordando o atual momento político e o contexto de celebração do Bicentenário da Independência do Brasil.


"Hoje, a oito meses de comemorarmos o Bicentenário da nossa Independência, encontramos o País em uma grave emergência de diferentes facetas: política, econômica, social e moral. O momento, portanto, exige escolhas, afirmações e uma responsabilidade da qual nenhum de nós, brasileiros, podemos nos esquivar".

Assista à mensagem de S.A.R. o Príncipe Dom Rafael veiculada neste domingo (9) pela Pró Monarquia em suas redes sociais:



Com informações da Pró Monarquia - Casa Imperial do Brasil

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Banner wallpaper bandeira imperial.png