Ideia Legislativa pede recuperação de trecho ferroviário histórico


Lançada em fevereiro por iniciativa da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, proposta reivindica ao Poder Público a criação de programa destinado a recuperar o primeiro trecho ferroviário do país, que se encontra em lamentável estado de abandono.

A ESTAÇÃO GUIA DE PACOBAÍBA, QUE COMPÕE O TRECHO FERROVIÁRIO MAUÁ-FRAGOSO, EM FOTO DE 2006: DA ESTRADA DE FERRO MAUÁ, A ÚNICA ESTAÇÃO QUE SUBSISTIU (WILLIAM DE MOURA/©O GLOBO)

O abandono do Trecho Ferroviário Mauá-Fragoso, o primeiro do país, construído em 1854, é histórico. Sem uso operacional desde 1962, com parte dos trilhos roubados, segmentos asfaltados, invadidos por construções irregulares e estações demolidas, esse fragmento da história imperial no município de Magé, no Estado do Rio de Janeiro, vem correndo sério risco de desaparecer. Há 30 anos, a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) vem lutando para transformar essa realidade, enfrentando o duro desinteresse das autoridades fluminenses.

Em fevereiro, a entidade, que atua em diversas frentes seguindo esse propósito, lançou uma Ideia Legislativa no site do Senado Federal, propondo a criação de um plano voltado a reverter esse quadro de abandono: o Programa de Recuperação do Trecho Ferroviário Mauá-Fragoso.

A ideia é que o Ministério do Turismo capitaneie o programa, que deverá, espera a AFPF, assegurar uma gestão compartilhada, dedicada a envolver a sociedade civil, fomentar o turismo cultural e preservar a memória ferroviária, tão vilipendiada pelas autoridades republicanas.

O CAMINHO DOS TRILHOS, EM TRECHO COBERTO PELA AÇÃO DO TEMPO E POR RODOVIA: TRISTE RETRATO DO DESCASO (REPRODUÇÃO/©BLOG LUIZ FELIPE LOPES DIAS)

Vamos ajudar?

Para ajudar, é muito simples. No site do Senado, à direita da página, basta clicar no botão "apoiar" (clique aqui para ser levado ao site). Você pode registrar seu apoio usando sua conta do Facebook, do Google ou cadastrando-se no portal. Compartilhe também essa proposta com os amigos e família!

#IdeiaLegislativa #EstradadeFerroMauá #TrechoFerroviárioMauáFragoso #BarãodeMauá #História

Todos os direitos reservados © Diga Sim à Monarquia - 2013-2020