Margrethe II deixa a chefia de Estado para um curto período de repouso. Frederik da Dinamarca, Príncipe Herdeiro, ficará como regente até o próximo dia 11.

SUA ALTEZA REAL O PRÍNCIPE HERDEIRO DA DINAMARCA E SUA MÃE, SUA MAJESTADE A RAINHA MARGRETHE II (PATRICK VAN KATWIJK/©GETTY IMAGES)
As últimas semanas têm sido dolorosas para a Família Real dinamarquesa desde o falecimento de Sua Alteza Real o Príncipe Consorte, no último dia 13 de fevereiro. Marido da Rainha da Dinamarca, o Príncipe Henrik tinha 83 anos e morreu por complicações de uma infecção respiratória. A Casa Real anunciou hoje que a Rainha Margrethe II tomou a decisão de retirar-se para um período de repouso, transmitindo o comando do Estado para seu filho, o Príncipe Herdeiro Frederik da Dinamarca.
O período de regência irá se estender desta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, até o próximo dia 11 de março, comunicou a Casa Real em nota. Frederik da Dinamarca, de 49 anos, apresentar-se-á já nesta quarta-feira para uma reunião do Conselho de Estado no Castelo de Christiansborg. No dia 5, participará de uma audiência pública.
No país, foi decretado luto nacional até o próximo dia 14. Numa nota pública, Margrethe II agradeceu "o afeto" manifestado por seu povo e a "atitude comovedora" do mesmo durante o período que se seguiu ao falecimento do marido.
VIA JORNAL DE NOTÍCIAS
#Dinamarca #ReinodaDinamarca #MargretheIIdaDinamarca #FrederikdaDinamarca #PríncipeHerdeirodaDinamarca