Popularidade do Rei da Espanha aumenta após crise da Catalunha


Felipe VI disparou a popularidade da Monarquia a níveis que ela não via há mais de 20 anos, revela pesquisa.

Sua Majestade o Rei Felipe VI da Espanha

O apoio à Sua Majestade o Rei Felipe da Espanha nunca foi maior, de acordo com pesquisa de opinião realizada pelo Instituto SocioMétrica e publicada no jornal El Español dessa semana. A pesquisa dá ao monarca uma pontuação de 7,2 de 10, a maior já recebida por Felipe VI desde o início de seu reinado.

A última vez que um monarca espanhol chegou a pontuação tão alta foi em 1995, quando era Rei o pai de Felipe, Juan Carlos I da Espanha.

Outra novidade é que Sua Majestade pontuou alto em todas as faixas etárias, também entre homens e mulheres, inclusive dentre os espanhóis de maior e menor instrução. El Español vêm realizando pesquisas do gênero há décadas, medindo a popularidade de ambos os soberanos. À altura da abdicação do Rei Juan Carlos I, a popularidade da Monarquia era de 3,7 pontos de 10.

Gráfico do jornal El Español com os resultados da pesquisa.

Aqueles que participaram da pesquisa de opinião justificam sua boa impressão do Rei por sua atitude diante da crise com a Catalunha.

O Rei não escondeu suas opiniões sobre o assunto, e no início do mês passado, num pronunciamento firme, em cadeia nacional, manifestou sua posição pela unidade da Espanha.

Em seu discurso, Sua Majestade declarou: "Acreditamos em nosso país, e somos orgulhosos de nossa democracia, que tem garantido liberdade e prosperidade a todos. Estou comprometido a defender a unidade da Espanha." E terminou o pronunciamento dizendo: "A todos os catalães consternados com essa agressão contra a democracia, minha mensagem é clara - vocês não estão sós."

O mesmo instituto realizou pesquisa com menor público logo após o pronunciamento de Sua Majestade. O estudo mostrou que a maior parte dos espanhóis viram positivamente a intervenção do Rei. Cerca de 61% manifestaram que apoiavam a Monarquia e que ela sairia mais forte após o discurso do monarca.

Desde a realização do referendo catalão, monarquistas espanhóis têm ganhado cada vez mais visibilidade no país. Inúmeras demonstrações de apoio à Espanha têm sido organizadas na Catalunha, e cidadãos andando abraçados à bandeira da Espanha e carregando fotos do Rei consigo se tornado cenas comuns.

Manifestação pró-Espanha na Catalunha

VIA ROYAL CENTRAL

#Espanha #Monarquia #monarquistas #ReiFelipeVI #FelipeVIdaEspanha #Popularidade #pesquisa #Catalunha

0 comentário
Banner wallpaper bandeira imperial.png