Exposição com acervo de fotos de D. Pedro II e D. Teresa Cristina está em cartaz no Rio


São 160 imagens que estão sendo expostas pela primeira vez na Biblioteca Nacional. As fotos foram compradas pelos imperadores entre 1871 e 1888.

A Biblioteca Nacional está em cartaz com uma exposição que exibe imagens que fazem parte da coleção pessoal do Imperador Dom Pedro II e foram tiradas no fim do século XIX no Egito e no local onde ficava a cidade de Pompeia, na Itália. São 160 imagens que estão sendo exibidas pela primeira vez.

Na Europa, colecionadores disputavam os registros de antigas civilizações. Mesmo assim, Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina conseguiram reunir uma enorme coleção, com mais de 30 mil itens adquiridos em 3 viagens. As fotos foram compradas pelos imperadores entre 1871 e 1888.

“Nós tivemos muita sorte de termos um imperador e uma imperatriz que gostavam das artes e que adquiriram essa coleção e a doaram para a Biblioteca Nacional”, explicou Helena Severo, presidente da fundação que administra a instituição.

Muitas imagens mostram locais que passaram por muitas mudanças. Um exemplo é o templo de Ramsés II. Por isso, a coleção foi o primeiro acervo brasileiro a conquistar da Unesco o título de “memória do mundo”.

Além das fotografias, gravuras coloridas mostram detalhes dos sítios históricos visitados pela comitiva imperial brasileira e até as vítimas da erupção do vulcão Vesúvio, há quase 2 mil anos.

“É uma oportunidade para os visitantes descobrirem os tesouros que a Biblioteca Nacional tem guardados”, contou Vinícius Martins, coordenador de projetos da Biblioteca Nacional.

Os registros são considerados tão importantes que muitos visitantes se surpreendem quando descobrem que a coleção pertence a uma instituição brasileira.“

É maravilhoso e muita gente não sabe que tem esse acervo. Porque muita gente ainda pensa na Biblioteca como um acervo só de livros. Essas imagens são de encher os olhos. Quem não conhece, tem que ver a exposição”, destacou Aristides Corrêa Dutra, que visitou a exposição e é professor de história da arte.

Serviço:

"Uma viagem ao mundo antigo: Egito e Pompeia nas fotografias da Coleção de D. Thereza Christina Maria"

Horário: dias úteis de 10 às 16h e sábados das 10h às 14h30

Endereço: Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco, 219 - Centro)

Entrada franca

VIA G1

#Exposição #DomPedroII #DonaTeresaCristina #BibliotecaNacional #RiodeJaneiro

Banner wallpaper bandeira imperial.png

Todos os direitos reservados © Diga Sim à Monarquia - 2014-2020