Araraquara divulga programação das celebrações do 1° Dia do Imperador


Município do Estado de São Paulo visa homenagear e perpetuar a memória da histórica visita realizada pelo imperador Dom Pedro II à cidade em 1886.

O vereador Edson Hel, autor da Lei Municipal n° 9119, aprovada no último dia 17 e que instituiu a data no calendário oficial do município, divulgou dias atrás a programação completa das celebrações, que terão início às 14h00 do dia 6 com sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Araraquara (SP). Inauguração da exposição fotográfica "Dia do Imperador", que permanecerá em cartaz até o dia 10 de novembro na Câmara Municipal, bem como missa em memória do monarca estão previstas no programa.

Confira a programação completa do "Dia do Imperador":

14h00 - Sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com exibição de documentário produzido pela TV Câmara e abertura da exposição fotográfica "Dia do Imperador".

16h00 - Apresentação do Coral Prof. Lysanias de Oliveira Campos na Igreja Matriz São Bento de Araraquara, sob a regência do maestro Jefferson Zambon Scherrer.

16h30 - Missa especial in memorian ao Imperador Dom Pedro II na Igreja Matriz São Bento de Araraquara, celebrada pelo Rev. Padre Marcelo Aparecido de Souza

Sobre a visita imperial

Os registros históricos do município informam que o Imperador esteve em Araraquara em 6 de novembro de 1886 durante uma rápida visita, de aproximadamente três horas. Acompanhado de sua esposa, a Imperatriz Teresa Cristina, o casal foi recebido com grande entusiasmo pelas autoridades e a população do município.

Segundo os registros, eles vistoriaram as obras da ferrovia municipal, que havia sido inaugurada um ano antes, em 1885, embarcando em Rio Claro, passando por São Carlos até Araraquara, onde a linha terminava. Os documentos relatam que Dom Pedro II percorreu as ruas do município em uma carruagem até uma residência que ainda está preservada e que atualmente pertence ao Colégio Progresso, um dos mais tradicionais da região.

O monarca também esteve na cadeia da cidade, visitou a Câmara Municipal e foi recebido no Clube Araraquarense, onde assinou o livro de visitantes e doou 100 mil réis para a aquisição de novos livros ao gabinete de leitura.

Selo e carimbo

Selo e carimbo comemorativos foram lançados em celebração da efeméride. Cinquenta encartes numerados reproduzindo-os, bem como as edificações que o Imperador visitou, além da assinatura do monarca, extraída do livro de visitantes do Clube Araraquarense, serão distribuídos na ocasião.

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL CIDADE DE ARARAQUARA E DA PÁGINA PRESERVA ARARAQUARA

#DomPedroII #SãoPaulo #Araraquara #DiadoImperador

Banner wallpaper bandeira imperial.png

Todos os direitos reservados © Diga Sim à Monarquia - 2014-2020